Brasil - potência gastronômica
05/11/2009
Imprimir |  Buscar outras notícias

Site: prazeresdamesa.uol.com.br
Por: Flávia Pinho e Marta Barbosa
Foto: Tateu Brunelli
 
     Assim que pisou no palco para a última palestra do Mesa Tendências, na noite desta quinta, 29 de outubro, o chef francês Olivier Roellinger, do celebrado Les Maisons de Bricourt, em Cancale, França, avisou que não pretendia cozinhar a receita prevista ? uma lagosta ao vinho de Jerez e cacau. ?Decidi contar uma história?, justificou. Sentou-se, convidou Alex Atala para ficar a seu lado e narrou cada etapa de sua vida. Cerca de meia hora depois, grande parte do público tinha lágrimas nos olhos. Em parte pela emoção de Roellinger ao falar sobre o nobre papel da cozinha na vida das pessoas, mas principalmente quando afirmou que o Brasil tem tudo para ser uma potência no mundo da gastronomia. Vocês também vão contar uma história maravilhosa da cultura brasileira. E eu espero que a mais bela expressão deste país no futuro seja a sua cozinha, disse, comovendo o público que lotou o auditório do Centro de Convenções do Senac SP.
 
     Mas o melhor ficou para o final. Roellinger fez gente grande chorar como criança, marcando a edição deste ano como um dos momentos mais emblemáticos da gastronomia brasileira, nos últimos tempos. Fez até chef de cozinha experiente como Alex Atala, Tsuyoshi Murakami, Mari Hirata, Jordi Roca e Philippe Gobet, para ficar em alguns exemplos, sentir frio na barriga. E estudante de gastronomia se emocionar com o que o futuro pode revelar. Sentado diante da platéia, e tendo ao lado o colega Atala, Olivier sintetizou três dias de palestras e debates com um discurso quase poético, quase filosófico. Citou Stefan Zweig, o escritor austríaco que em fuga do nazismo nos anos 1930 chegou ao Brasil. Julgava ter encontrado o paraíso, e escreveu sobre isso mais de uma vez. Mas o pacifista se viu diante da era Vargas e perdeu as esperanças. Zweig cometeu o suicídio em Petrópolis, em 22 de janeiro de 1942. E assim, num clima denso dos que pensam a gastronomia, o público aplaudiu de pé o chef francês. Na hora das perguntas, o microfone foi disputado, mas não houve questionamentos. Ao invés disso, o público agradecia a experiência. Foi inesquecível.


A utilização indevida das informações contidas neste será de inteira responsabilidade de quem o adquiriu, seja pessoa física ou pessoa jurídica representada por um de seus funcionários, ficando o mesmo sujeito às penalidades previstas em lei. Informações envie um e-mail para nosso departamento de marketing através da página de contato.


 
17/06/2016  Os 50 melhores restaurantes do mundo em 2016: confira a lista completa

 
17/05/2016  Implantações SCHIPPER & THOMPSON

 
17/05/2016  Implantação SCHIPPER & THOMPSON