Serviços de Consultoria

Abrindo um restaurante

Indiano, japonês, francês, ou italiano? E a decoração? Contemporânea, clássica ou bem rústica? Iluminação indireta, branda, luz de velas ou modernas luminárias? Qual será meu público? Os jovens ou os de meia-idade?


Classe A ou B? Quem sabe um mix? Serviço descontraído ou formal? Música mecânica, videoclipes ou atrações musicais ao vivo?


E os pratos? Um pouco de tudo ou foco específico em flambados e saladas? Talvez um bufê de entradas...

Que tal um barista com o melhor café do nosso Brasil?


O bar..., lá talvez eu possa encontrar duas lindas "bartenders" sorridentes e ágeis no preparo de coquetéis exóticos, guardiãs de um lindo balcão de bar com banquetas extremamente confortáveis...


Utensílios com design surpreendente ou apenas o simples com bom gosto? E os uniformes como serão?


O layout das áreas, o projeto da cozinha, estes têm de ser impecáveis... Talvez precise de ajuda.


A programação visual!!! Isto é muito importante, mas que aspectos devem ser abordados exatamente?

Quanta informação!!! Quanto trabalho!!! Por onde começar?

 

O melhor é começar com especialistas que possam ajudar a tomar decisões. Consultores com experiência profissional para indicar caminhos a seguir e auxiliar a elaborar o projeto e o planejamento do novo negócio. Uma das fases mais importantes e complexas na montagem de um restaurante é a sua correta concepção. Segundo os consultores Walter Staib, (alemão, residente nos U.S.A e conhecido como o "Michelangelo" da criação de restaurantes, com mais de 300 empreendimentos implantados no mundo www.staib.com), José Aurélio (especialista em projetos de cozinha, proprietário da empresa Precx (www.precx.com.br), com mais de 1000 projetos de cozinha implantados), Gerfried Schipper (austríaco, mais de 30 anos de experiência, na área de alimentos e bebidas em vários continentes) e Frank kreppel (franco-brasileiro, pós graduado em administração hoteleira, com 24 anos de experiência na França, E.U.A. e Brasil): "a verdade é que ficamos tão ansiosos para começar que tendemos a atropelar importantes etapas que podem definir o sucesso ou o fracasso do empreendimento", afirma Walter Staib.

 

Mas sem organização e uma projeção dos investimentos, uma boa idéia pode se perder. "É fundamental que se defina de início quanto se pode investir, que público se pretende atingir e o perfil/a personalidade do empreendimento" ensina Frank Kreppel. "Vale refletir ainda sobre os números da projeção de retorno do capital investido. Só com estas informações reunidas se deve realmente tomar a decisão de seguir em frente", acrescenta.

A originalidade e a boa definição do perfil culinário também são essenciais. Na hora de comprar os equipamentos, é preciso já ter elaborado a concepção e os detalhes do cardápio para evitar desperdícios e improvisações.

 

"Se o restaurante é especializado em carnes, é preciso focar o projeto da cozinha para esse tipo de alimento. Não adianta investir em outros equipamentos que não serão usados no preparo dos pratos", explica Frank Kreppel. Da mesma forma, a escolha do cardápio será fundamental para compor a lista dos insumos para abastecer a casa no dia-a-dia.

 

Enfim, o perfil culinário além de ser grande parte do conceito geral da casa está intimamente ligado ao projeto da cozinha e das demais áreas operacionais. "Para se montar uma fábrica, é necessário saber antes o que se vai fabricar" compara o consultor José Aurélio (Precx).        

 

Comodidades como estacionamento, fácil acesso e segurança são essenciais. Além disso, o local deve ser um destino viável e mais próximo possível do público-alvo. "Quando implantada dentro de um hotel a casa deve convidar espontaneamente o hóspede, facilitando ao máximo seu acesso", aconselha Gerfried Schipper.

 

Os especialistas explicam que os padrões operacionais são pontos fundamentais para o eficiente funcionamento de um restaurante ou bar. "A operação de um restaurante só se mantém adequada ao longo do tempo se os padrões de produção, atendimento e administração forem bem definidos e freqüentemente revisados" informa o especialista Gerfried Schipper. O consultor e projetista José Aurélio (Precx) explica: "Somente um bom projeto das áreas operacionais, em harmonia com o perfil escolhido,com o uso preciso de espaços e com tecnologias atuais poderá assegurar condições ideais para a qualidade".

 

Mesmo com todo trabalho de escolha de perfil, organização do cardápio, planejamento, uma boa comida e utensílios de qualidade, uma casa só faz sucesso se tiver um bom atendimento. Por isso, segundo os consultores, a seleção e o treinamento de bons profissionais são fundamentais para completar harmoniosamente o perfil e fidelizar clientes.

 

Detalhando as Variáveis

As empresas de consultoria no Brasil ou no exterior possuem diferentes metodologias de planejamento e desenvolvimento de um restaurante independente ou de um hotel. Mas, algumas regras para um bom funcionamento do empreendimento é o consenso entre os diversos especialistas. Uma das dicas é manter o foco do início ao fim. Cada detalhe do produto final deve ser planejado para fortalecer o perfil escolhido, segundo explica o consultor internacional Walter Staib. Outra regra a seguir é o cuidado com o nome, que deve estar em perfeita harmonia com o perfil escolhido para o estabelecimento. Essa escolha será a matéria-prima para a logomarca e grande parte da inspiração para a programação visual como um todo. As aplicações da marca em fachadas, cardápios, sinalização interna e uniformes contribuem de forma marcante para o fortalecimento do perfil.

 

 

Por que a SCHIPPER & THOMPSON e associados?

 

1. Soluções Completas para a Área de Alimentos e Bebidas

Para uma nova empresa...

- criação do perfil / conceito culinário

- layout e projetos operacionais (cozinha, salão, estocagem, fluxos)

- plantas e elevações com marcação de pontos de ligação

- memorial descritivo de equipamentos

- cadernos de projetos e obras (cozinha)

- especificação de utensílios operacionais

- harmonização operacional com projeto arquitetônico / atmosfera

- normatização de procedimentos

- dimensionamento de pessoal (organograma, descrição de função)

- treinamento operacional

- condução dos processos de implantação e abertura 'start up'

- acompanhamento e suporte pós-abertura

 

Para uma empresa já existente...

- "check up" operacional

- treinamento operacional

- revitalização

- recomposição de cardápio

- implementação de padrões e controles

- reposicionamento do negócio no mercado

 

2. Pool de Profissionais - Experiência x Know-how

 

Schipper & Thompson e Consultores Associados é um grupo composto por seletas empresas e indivíduos que, por meio de procedimentos rigorosamente profissionais, buscam as melhores soluções para o seu empreendimento. Juntos oferecem uma excelente combinação de experiências nacionais e internacionais com sólidos conhecimentos práticos nas áreas de:

 

Concepção de perfil/criação de restaurantes, bares, cafés, projetos de cozinhas, gerência de A&B e banquetes, concepção de sistemas de distribuição de alimentos para hospitais e catering, sistemas de preparo e distribuição de café em larga escala.

 

Apresentamos duas formas de consultoria: a gratuita e a consultoria paga. A primeira consiste em especificar e quantificar os utensílios operacionais necessários para a abertura de seu empreendimento. Após realizar um levantamento dos dados e das características do estabelecimento, a Schipper & Thompson indica quais de seus produtos serão necessários para o excelente funcionamento da empresa.

 

A outra forma de consultoria, a paga, é indicada para as pessoas que desejam ter seu próprio negócio, mas ainda não possuem as diretrizes iniciais para seu empreendimento. Quando futuros empresários buscam abrir seu empreendimento, muitas perguntas surgem na cabeça: "qual tipo de comida?", "qual iluminação adequada?", "qual será meu público?", "em que bairro abrir?", "vamos colocar música ambiente ou uma banda, ou até mesmo TVs?", "quais os tipos de utensílios?" Para responder a essas perguntas, precisamos de consultores com experiência profissional indicando os melhores caminhos a seguir. De acordo com o problema apresentado, o investimento e a idéia inicial, os consultores da Schipper & Thompson podem traçar a melhor estratégia de atuação para seu negócio.

 

A consultoria da Schipper e Thompson é indicada para futuros empreendedores na área de gastronomia ou para empresas já existentes que buscam check-up operacional, realizar treinamentos operacionais, revitalizar a marca, recomposição de cardápio, implementação de padrões e controles, e reposicionamento do negócio no mercado.

Temos mais de 30 anos de experiências bem sucedidas na concepção de A&B para hotéis, restaurantes e bares nas Américas do Sul, Norte, Europa, Oriente Médio e Brasil e centenas de projetos de Cozinha institucionais, hospitalares, hoteleiras e escolares. Redes de fast food e restaurantes em centros comerciais, clubes, shoppings, estações e estradas.

 

Para agendar uma consultoria com nossa empresa, entre na página de contato e preencha o formulário. Em menos de 24 horas um de nossos consultores estará disponível para demais negociações.